Nike vs. Adidas
Neste estudo de caso apresentamos um comparativo de duas marcas de material esportivo grande renome, e o comportamento do público nos meses que antecederam as olimpíadas Rio 2016.
Foram um total de 400 mil menções de Abril a Agosto 2016 em todas as redes sociais que conseguimos monitorar, limitado somente a menções na América Latina.
Conseguimos de início ver que a penetração da Nike em todo o universo latino americano é o dobro em relação à Adidas. Isso se reflete no “share of mind” e logicamente nos resultado das vendas.
Nike
270.808 menções na América Latina
Adidas
129.192 menções na América Latina
Estatísticas
Categorias
Uma análise rápida de categorias nos faz chegar as seguintes conclusões:
- Nike: Marca muito forte no nos jovens menores de 18 anos, bem equilibrado entre pessoas do sexo masculino e feminino. Ou seja, está sendo feito um forte trabalho de branding no futuro consumidor da marca.
- Adidas: Marca forte no público adulto (Acima de 18 anos), notadamente masculino. O consumidor atual pode envelhecer e uma nova geração de consumidores não está sendo formada. A médio e a longo prazo pode haver um resultado negativo nas vendas.
Keywords
Uma análise de keywords (palavras chaves) consegue revelar as maiores associações de idéias, fatos e personalidades a uma marca:
- Nike: Muito associado à superação no futebol com o jogador Neymar na Seleção Brasileira. E está associado a tênis (Calçado esportivo, e não à modalidade esportiva) e camiseta, também para o público de fitness.
- Adidas: Está associado mais a estética, colorido e estilo vintage, mais europeu e associado a mulher, apesar da maioria das menções serem do público masculino (Vide acima em categorias). Incrivelmente, a modalidade esportiva do Boxe está associada à marca. Outra associação forte é do calçado “tênis” com a marca. A única personalidade que parece estar associada é do ginasta Diego Hipólito.