Estudos de Caso

Nike vs. Adidas

Neste estudo de caso apresentamos um comparativo de duas marcas de material esportivo grande renome, e o comportamento do público nos meses que antecederam as olimpíadas Rio 2016.

Foram um total de 400 mil menções de Abril a Agosto 2016 em todas as redes sociais que conseguimos monitorar, limitado somente a menções na América Latina.

Social_Logos

Conseguimos de início ver que a penetração da Nike em todo o universo latino americano é o dobro em relação à Adidas.  Isso se reflete no “share of mind” e logicamente nos resultado das vendas.

Nike

Nike_Logo

270.808 menções na América Latina

Adidas
Adidas_Logo

129.192 menções na América Latina

 

Estatísticas

Stats_NikeStats_Adidas

Categorias

Categorias_NikeCategorias_Adidas

Uma análise rápida de categorias nos faz chegar as seguintes conclusões:

  • Nike: Marca muito forte no nos jovens menores de 18 anos, bem equilibrado entre pessoas do sexo masculino e feminino.  Ou seja, está sendo feito um forte trabalho de branding no futuro consumidor da marca.
  • Adidas: Marca forte no público adulto (Acima de 18 anos), notadamente masculino. O consumidor atual pode envelhecer e uma nova geração de consumidores não está sendo formada.  A médio e a longo prazo pode haver um resultado negativo nas vendas.

Keywords

Keywords_NikeKeywords_Adidas

Uma análise de keywords (palavras chaves) consegue revelar as maiores associações de idéias, fatos e personalidades a uma marca:

  • Nike: Muito associado à superação no futebol com o jogador Neymar na Seleção Brasileira.  E está associado a tênis (Calçado esportivo, e não à modalidade esportiva) e camiseta, também para o público de fitness.
  • Adidas: Está associado mais a estética, colorido e estilo vintage, mais europeu e associado a mulher, apesar da maioria das menções serem do público masculino (Vide acima em categorias).  Incrivelmente, a modalidade esportiva do Boxe está associada à marca.  Outra associação forte é do calçado “tênis” com a marca.  A única personalidade que parece estar associada é do ginasta Diego Hipólito.